3.11.06

ABrIC Núcleo no Nordeste


A Associação Brasileira de Iluminação - ABrIC foi à João Pessoa, capital da Paraíba inaugurar o seu quarto núcleo nordestino. Trata-se do núcleo PB que dinamiza ainda mais o movimento cultural que tem por tema central a Iluminação Cênica e atua até o momento em 11 estados brasileiros.

Dando prosseguimento ao seu programa de atividades 2006 a ABrIC programou evento durante o projeto "Outubro do Teatro 2006" que teve como intenção integrar as atividades cênicas do calendário permanente do estado da Paraíba, durante os dias 7 a 29 de Outubro. Foi promovido pela FUNJOPE - Fundação Cultural de João Pessoa e esteve sob a coordenação local do iluminador paraibano Gontran Medeiros.

Na sede da Funjope foi montada a exposição "Iluminação Cênica e sua História" que trouxe o resultado de pesquisa de mais de dois anos feita por um grupo multidisciplinar e sustenta trabalho continuado em vários estados brasileiros. Em pranchas com ricas ilustrações e texto sintético, a exposição relata a rica trajetória dessa linguagem artística.


Como o movimento que a ABrIC sustenta visa reunir interessados em iluminação para a discussão cultural, não poderia falta a exposição que continha parte de seu acervo literário e relatos fotográficos sobre suas atividades como o I Congresso Brasileiro de Iluminação Cênica e encontros em vários estados brasileiros

Em João Pessoa também foi lançado o primeiro título do selo ABrIC que é "Iluminação Cênica - Fragmentos da História". Com um de seus autores presentes, o iluminador paulista Milton B. Piedade, aconteceu a palestra sob o mesmo título. Reunindo expressivo público, a preleção levou aos presentes questionarem conjuntamente o início dessa atividade profissional no Brasil e propor algumas soluções aos problemas que encontramos hoje e que são, indubitavelmente, reflexos da forma com que organizamos nossa atividade profissional

Durante o evento foi lançado oficialmente o núcleo que promete dar um enorme contributo ao movimento que toma uma forma mais definida e se fortalece com a adesão de profissionais com postura crítica e atuante. O papel omisso do Estado deve ser questionado, assim como nossa desorganização e falta de interesse em resolver nossos próprios problemas. A Paraíba dá um passo à frente e se junta ao maior movimento cultural dos últimos tempos.

Novos valores hoje, podem dialogar de forma igualitária com vários outros estados brasileiros.

Para mais informações visite www.abric.org.br
Contatos com info@abric.org.br ou (11) 3289-3403

Nenhum comentário: