16.8.06

Artigo sobre segurança

Artigo sobre segurança nos trabalhos de iluminação de Mike Ainsworth, traduzido pelo iluminador Pablo Enriquez e recebido através da plenária virtual da ABrIC - Associação Brasileira de Iluminação Cênica.

Trabalhar em um teatro ou em outra instalação dedicada à indústria do entretenimento é uma profissão potencialmente perigosa.
Geralmente tende a envolver áreas como a eletricidade, alturas, explosivos e outros elementos que são, por si, suficientemente perigosos.
E, é claro, ao estarem combinados em um mesmo evento, se potencializa essa capacidade de gerar riscos.
Todos os eventos nos quais trabalhamos, deveriam estar cobertos por regulamentos sobre saúde e segurança.
Este documento brindará uma informação sobre práticas recomendadas de segurança e sobre saúde e segurança e deveria cumprir-se sempre.


PRÁTICAS DE TRABALHO BASICAS
*A regra de ouro em segurança é:
PERANTE UMA DÚVIDA, NÃO O FAÇA!
*Nunca suponha ou tente adivinhar no trabalho dos bastidores ou “backstage” - PODE SER FATAL
*Você é responsável absoluto pela sua própria segurança e pela segurança das pessoas ao seu redor.
*Qualquer um que deliberada ou repetidamente ignore as regras de segurança deve ser proibido na área de bastidores.


ALCOOL E DROGAS
A maioria dos eventos conta com serviço de bar.
*apesar do atrativo que isto resulta, a qualquer operário que ingira álcool não se deve permitir que trabalhe em altura, nem operar nenhum equipamento ou manipular equipamento de potência elétrica.
*Nenhum membro da equipe deve utilizar drogas durante um evento, em sua montagem, durante a apresentação ou desmontagem.
*Qualquer pessoa que consuma essas substancias deve ser convidada a se retirar dos bastidores.

Segurança Elétrica
*Sempre que possível, trabalhe sem tensão elétrica.
*Tenha cuidado especial com o pré-aquecimento dos filamentos das lâmpadas (“pré-heat” dos dimmers).
*Verifique previamente que todo o sistema se encontra em boas condições (bornes, cabos, conectores, etc.).
*Se tem a menor duvida não utilize o equipamento até que o tenha verificado.


CABOS
*Assegure os cabos ao piso firmemente com as fitas adesivas adequadas, especialmente quando os mesmos cruzem portas, corredores ou áreas de circulação.
*Onde seja possível, instale os cabos sobre o topo das portas ou utilize passadeiras ou calhas de cabos do tipo “heavy duty” ou rígidas.
*Desenrole os cabos completamente antes de usa-los.
A passagem de corrente por um rolo ou carretel de cabos gera calor e em um rolo ou carretel grande isto pode ser o suficiente para iniciar um incêndio.


VERIFICAÇÃO DA PLANTA
*As luminárias teatrais não podem ser conectadas em qualquer lugar.
*Um circuito ou conector pode já estar carregado com sua máxima capacidade ou a luminária pode requerer possibilidades elétricas especiais.

Como regra geral:
*A maioria dos dimmers esta preparada 10A, o que equivale aproximadamente a 4KW de potencia.
*A maioria das luminárias de efeitos especiais não esta preparada para ser conectada a um circuito de dimmer.
*Nunca troque o tipo de conector de uma luminária sem se informar se isso pode ser feito. Estão ali por alguma razão.

ALTURAS
*Um grito de advertência é a maneira aceita de avisar que algo cai desde altura.
Por exemplo, é uma convenção na Inglaterra o grito de “HEADS” (CABECAS).
*Se alguma coisa será deixada cair deliberadamente, o chamado pode feito calmamente e especificando o lugar. (por exemplo, “atenção cabeças palco esquerda”).
*Sempre trate de estar atento o que acontece debaixo de você e tenha em mente que pode haver outras pessoas, alem dos operários, que não estão esperando que caiam coisas do céu.

Escadas
*As escadas devem ser sempre travadas para evitar que escorreguem ou deslizem.
*Devem ser previamente verificadas quanto a sua segurança.
*Sempre tenha alguém ao pé das mesmas para estabiliza-las.
Uma escada tipo tesoura ou “A” deve ser sempre utilizada totalmente aberta, e nunca próximo a beira do palco.
*Nunca se debruce para fora da escada. Mova a escada.

Torres ou andaimes
•Assegure-se que a torre foi montada ou construída apropriadamente.
Nunca as utilize sem as tabuas e canos ou trilhos de segurança.
•A forma mais segura de mover um andaime é que seja empurrado por sua parte inferior
-empurra-lo por sua parte superior pode desequilibra-lo.
•A pessoa sobre a torre ou andaime esta sempre no comando. Nunca mova uma estrutura sem a avisar previamente.
•Não deixe objetos sobre escadas, torres ou andaimes. Tampouco em zonas de circulação ou portas de emergência.

LEVANTANDO e ELEVANDO
•Nunca levante cargas pesadas sem ajuda.
•Quando levante cargas flexione seus joelhos e mantenha as costas retas.
•Verifique que tudo na luminária, incluindo os cabos de segurança, estejam firmes e assegurados antes de iça-la.
•Assegure-se que a corda é o suficientemente resistente para o que está elevando e que não esteja desfiada.
Quando amarre uma corda a uma luminária, não faca simplesmente um laço na garra ou um nó . Amarre, primeiro, a corda a alça da luminária.
•Nunca eleve artefatos com os portafiltros ou os barndoors instaladas -tem o perigoso habito de caírem.
•As luminárias sempre geram muito calor -sempre use luvas (se possível, de couro) para afinar ou dirigir luzes.

Mantenha-se informado
•Toda instalação, teatro, estádio, etc. tem sistemas antiincêndio e de primeiros socorros.
Assegure-se conhecer sua localização e como utiliza-los.
•Se você é o responsável por uma área especifica, como, por exemplo, diretor de palco (stage manager), verifique os procedimentos de emergência para seu setor.


MONTAGEM (RIGGING) EQUIPAMENTOS
Varas de Iluminação e urdimento.
•As varas móveis de iluminação têm cabos que correm ate os dimmers, geralmente mangueiras multicondutoras. Assegure-se que a mangueira esteja liberada antes de mover uma vara.
•As luminárias são penduradas nas varas mediante garras do tipo “C” ou similares. Deve verificar-se que estejam firmemente ajustadas às varas e que se utilizem cabos de segurança em TODAS as luminárias.

Estruturas de Piso
•As luminárias podem também ser suportadas por estruturas de piso montadas mediante um perno no lugar de garras. Uma barra tipo “T” permite suportar mais de uma luminária em uma estrutura de piso. Assegure-se que toda estrutura esteja apoiada em uma superfície nivelada.
•No caso de tripés seus pés devem estar totalmente abertos.
•Verifique que todas as secções ajustáveis estejam travadas.
•Se a estrutura ou tripé esta em um lugar onde podem ser golpeados ou chutados, use pesos para reforçar sua resistência à queda.
•As luminárias montadas em estruturas de piso, não requerem cabo de segurança.
•As que se montam em barras tipo “T” com garras tipo C ou similares, devem utilizar cabo de segurança.
•Assegure-se que as luminárias que forem transferidas de varas a estruturas sejam montadas corretamente (nunca invertidas).

Varas Verticais (booms)
•Se podem instalar artefatos em varas de tipo vertical chamadas “booms”. Estas estruturas devem estar solidamente fixadas, usualmente a uma parede.
•Para a instalação de luminárias não é recomendável utilizar garras tipo C, usar braços para “booms”

PROCEDIMENTOS
Pendurando uma luminária
O procedimento será sempre o mesmo sem importar aonde vá instala-la.
•Pendure cada artefato em seu lugar, trave a garra C e coloque o cabo de segurança.
•Aponte o artefato na direção correta. Isso ajudará no momento de afinar, e servirá para detectar imediatamente problemas de sobre-acumulacao de equipamentos ou erros de linha.
•Instale a porta-filtro.
•Conecte a luminária verificando os números de conector com a planta.

Cablagem ou passagem de cabos
•Se sugere faze-lo depois que todas as luminárias de uma vara foram penduradas.
•Instale e mantenha os cabos ordenados e arrumados.
O procedimento de passagem de cabos é o seguinte:
•Assegure-se de que o cabo seja suficientemente longo. Os cabos podem ser juntados em mangueiras, mas isto dificulta a detecção de falhas.
•Assegure o final do cabo à vara mediante uma cinta ou fita adequada, com o conector ao lado do artefato, deixando cabo suficiente como para permitir dirigí-lo e afiná-lo.
•Passe o cabo ao longo da vara, cableando os outros artefatos ao mesmo tempo.
•Passa fita nos cabos entre artefatos. Não enrole cabo ao redor da vara.
•Conecte cada cabo em um conector com tensão -esta é uma boa maneira de verificar que as luminárias e os cabos estão corretos e de verificar os circuitos-.
•Conecte cada cabo em seu borne ou linha respectivo e verifique novamente com a planta.

Fases e capacidade elétrica
Os teatros e outras instalações para espetáculos, requerem grandes quantidades de potencia elétrica, que é normalmente fornecida em fases diferentes. Os edifícios normais utilizam estas fases para diferentes propósitos (por exemplo, uma fase para o ar condicionado, outra para a iluminação e bombas, etc.) Um sistema teatral de iluminação utiliza habitualmente más de una fase ao mesmo tempo. Cada fase é o equivalente de uma instalação elétrica domiciliaria. A utilização de duas fases é o dobro de perigosa. Uma descarga elétrica de duas fases pode ser certamente fatal.
•Como regra geral, assegure-se de que ninguém possa tocar ao mesmo tempo equipamentos conectados a diferentes fases. Por exemplo, mantenha não menos de dois metros de distancia em luminárias conectadas a diferentes fases.
•Quando se utilize equipamento de som trate de que, na medida do possível, se conecte a uma fase diferente a da iluminação. Por exemplo, som sobre fase 1 e iluminação sobre fase 2 e 3. Isto, alem do que, reduzira o zumbido elétrico nos alto-falantes.
•Em instalações pequenas, verifique a capacidade máxima de instalação elétrica.
•Normalmente, as instalações domiciliarias tem um limite de 30A, aproximadamente 7KW pelo que una maior carga queimará os fusíveis.

Afinando, focando
Esta tarefa é mais fácil para três o quatro pessoas: um operador da consola, um operário afinando e focando (focuser), o iluminador no palco dando as instruções e um ajudante para buscar coisas.
•Acenda a luminária seguinte antes de apagar a anterior. O escurecimento total (black out) é perigoso para trabalhar. Trabalhe com as lâmpadas entre um 80% 90%,já que mover um artefato a total potencia pode queimar a lâmpada. O operário que afina (focuser) utiliza uma ferramenta, em geral uma chave inglesa, para aquelas luminárias que estejam demasiado ajustadas ou apertadas.. Apague o artefato e espere que se esfrie antes de manipula-lo.
•O artefato deve ser apontado em primeiro lugar para baixo para poder determinar o centro do foco facilmente.
•Assegure-se de que o artefato cobre a área desejada e lembre que os atores são de diferentes alturas e tem a antipática tendência de mover-se fora da posição marcada.
•Dê instruções claras ao operário de afinação.
•Uma vez que a luminária esteja no lugar desejado deve ser ajustada de imediato.
•Pode ser de utilidade comparar o artefato com outros para verificar que a cobertura seja suave.


EFEiTOS ESPECIAIS
O uso de efeitos especiais requer sumo cuidado e atenção. A utilização de materiais como a pirotecnia costuma ser controlada por Lei e devem cumprir-se as regulamentações vigentes.

Lasers
•A utilização de lasers requer operadores qualificados. Na Inglaterra, por exemplo, é requerida uma licença especial da autoridade de licenças.

Estrobos (Flashes)
•A iluminação estroboscópica pode ocasionar mal-estar ao público.
•Anda por cima, pode disparar um ataque a uma pessoa com epilepsia. Na Inglaterra recentemente foi modificada a política no uso de Estrobos foi proibido na maioria dos eventos.
•É recomendado a designers de eventos e iluminadores, consultar o sindicato ou quem quer que tenha tal informação, antes de usar os estrobos.
As recomendações são as seguintes:
•Não utilizar estrobos a freqüências maiores a 8Hz
•Não utilizar estrobos por mais de 20 segundos cada vez.
•Se utiliza vários estrobos, todos devem estar sincronizados.
•Deve incluir-se aviso de que se utilizarão flashes nos programas e nas entradas ao recinto.
•Assim mesmo se recomenda que em caso de una queixa recebida de qualquer assistente ao show, se suspenda de imediato a utilização dos estrobos.

Fumaça, Fumo, Fog, Neblina, Haze
A maioria da fumaça teatral é não-tóxica e não produz irritação. De qualquer maneira, deve ser utilizada com cuidado.
•Não tente disparar fumaça ate que a máquina tenha completado seu processo de aquecimento, já que pode resultar em líquido depositado no palco, gerando uma superfície altamente escorregadia.
•As máquinas de fumaça têm partes que alcançam, durante o uso, temperaturas muito altas. Espere que se esfriem antes de retira-las e tenha sumo cuidado com o bocal de saída.
•Não deixe uma máquina de fumaça acesa por longos períodos sem utiliza-la.
•Nunca cubra uma máquina de fumaça com algo que impeça sua ventilação.
•Não dispare fumaça de forma direta sobre as pessoas, telas ou equipamento.
•O operador deve ter sempre uma visão clara da área ao redor da máquina de fumaça.
•Nunca use mais fumaça do que o necessário. Em particular evite as densas nuvens de fumaça sobre a audiência ou sobre uma pista de dança. Tudo o que reduza a visibilidade é potencialmente perigoso.
•A melhor e mais eficiente forma de distribuir fumaça é a de utilizar curtos e freqüentes disparos, permitindo sua dispersão.
•Tenha muito cuidado quando opera máquinas de fumaça em superfícies com detector de fumaça. Algumas marcas de líquido podem disparar os alarmes causando grandes inconvenientes.
•Se utilizar fumaça no palco, assegure-se que todos sabem que o você está fazendo.

Gelo seco
O gelo seco (dióxido de carbono sólido) gera um vapor branco e de alta densidade quando é colocado em água fervendo.
•O gelo seco é extremamente frio e pode produzir queimaduras. Devem utilizar-se luvas para manipula-lo.
•Seu armazenamento pode ser problemático. Não deve ser guardado nunca em contendores selados. Se não se conta com um profundo freezer, pode ser usada una geladeira doméstica desligada ou uma caixa bem isolada termicamente. Deve Assegurar-se boa ventilação da área circundante para evitar a geração e acumulo de gases.
•O gelo seco se vaporiza rapidamente, pelo que somente pequenas quantidades devem ser removidas cada vez de seu depósito. Antes de encher a máquina com água, assegure-se de que está desligada. Não confie num interruptor, desconecte-a.
•Assegure-se de que a máquina não vaze líquido.
•Agregue o gelo seco quando seja necessário produzir o efeito.
•Se deve repor água a máquina, espere que esta esfrie.
•Lembre que durante sua operação a maquina contem água fervendo.
•O dióxido de carbono não é suporte de vida. Assegure-se que as pessoas não estejam totalmente envoltas em vapor por mais de cinco segundos. Nunca use gelo seco em espaços fechados.

Pirotecnia
•Toda a pirotecnia é potencialmente perigosa e deve ser unicamente usada por uma pessoa responsável.
•Uma pessoa não treinada ou alcoolizada nunca deve ser encarregada da carga ou disparo de artefatos de pirotecnia.
•Deve haver uma pessoa a cargo com a responsabilidade da manipulação e do disparo de pirotecnia.
•Todo o equipamento deve conformar as normas em vigência. Use somente equipamento profissional. Nunca tente utilizar cartuchos ou mecanismos de fabricação caseira. Não misture pós explosivos.
•As caixas de disparo devem contar com dois interruptores, um deles com sistema fechadura.A pessoa que carrega os explosivos deve assegurar-se que a caixa de disparo esteja desligada e deve ter em seu poder a chave durante o processo. A chave não se inserirá ate que se esteja pronto para disparar.
•A pirotecnia deve ser guardada em um gabinete de metal com chave, e o estoque de explosivos deve ser mantido em um mínimo possível. Nunca deve exceder de 2.3Kg
•O gabinete deve contar com a legenda: PERIGO - NAO FUMAR – PRIBIDO PRODUZIR CHAMA NESTE LOCAL, ou similar.
•No devem guardar-se materiais combustíveis próximos de elementos de pirotecnia.
•Todo o transporte deve ser efetuado em caixas metálicas com fecho.
•Toda pessoa que manipule pirotecnia não deve fumar.
•A pirotecnia deve ser carregada no último minuto possível, mas sem pressa.
•A pirotecnia deve ser detonada em tubos metálicos. No caso de cartuchos plásticos (maroons), deve usar-se um dispositivo metálico adequado. Todos os tubos e dispositivos devem estar limpos e em boas condições.
•Durante a carga de pirotecnia, assegure-se que os tubos estejam desconectados do sistema de disparo.
•A pessoa que detona a pirotecnia deve ser a mais próxima ao efeito e deve ter uma visão direta do mesmo.
•Nunca dispare pirotecnia perto do palco ou das pessoas. Se um dispositivo deve ser localiz
ado a menos de 0.5m em horizontal e 1.5m em vertical do palco, o mesmo deverá ser protegido com material ignífugo.
•Proteja toda superfície próxima a pirotecnia com material não inflamável. •Todos os elementos devem ser etiquetados: PERIGO EXPLOSIVO - NAO SE APROXIME.
•A pirotecnia pode danificar o sistema de som. Consulte o engenheiro de som antes de utiliza-la.
•Todas as pessoas que estejam sobre o palco durante um efeito de pirotecnia devem conhecer exatamente o quê esta por acontecer. Pare o ensaio no ponto requerido, explique o efeito e, em seguida, dispare-o.
•Se recomenda que uma pessoa com extintor de incêndio esteja preparada durante o efeito. •Sempre permita que os dispositivos se esfriem por pelo menos durante 15 minutos antes de recarrrega-los.

Disparos falhados
No caso de uma falha no disparo de pirotecnia:
•Apague e desconecte o circuito, assegurando-se que não possa ser disparado novamente ate que seja seguro faze-lo. •Desconecte o cabo da caixa de disparo.
•Não tente aproximar-se do dispositivo nem tome outra ação ate que o espetáculo tenha terminado.
•Trate de determinar a falha e dispare o dispositivo. Isto determinará que o sistema é seguro para a próxima apresentação.
•Nunca devolva pirotecnia falhada ao depósito. Se não pode ser detonada em um teste de disparo, deve ser destruída em condições de máxima segurança (imersão em água ate o ponto de saturação e disposição posterior em caudal líquido) ou retorna-la ao fornecedor.


PALCO
Desenho de cenografia
•Se vai utilizar partes especialmente fabricadas (giratórias, plataformas, etc.) Assegure-se que são o suficientemente resistentes para suportar tanto a atores como aos demais elementos postos nelas.

Materiais Ignífugo
•Todos os materiais sobre o palco devem ser ignífugo.(Que não produzem chama, fogo)
•Deve-se utilizar pinturas especiais para cenografia que são retardadores de chama.
•Qualquer superfície empapelada, esmaltada ou envernizada, deve ser tratada com líquidos retardadores de chama.
•Não devem se permitir chamas nuas sobre o palco.
•Se fumar é necessário pelo roteiro, os cinzeiros devem ser cheios com água ou areia.
•As bitucas devem ser recolhidas ao finalizar cada sessão.

Construção da cenografia
•Assegure-se de conhecer o uso seguro das ferramentas.
•Todas as ferramentas elétricas devem estar protegidas por um disjuntor.
•Siga as instruções de todo material utilizado. Os vernizes e pinturas em spray deverão usar-se somente em áreas bem ventiladas.
•Mantenha a área de trabalho limpa e arrumada. Não deixe pregos parafusos no chão.

Gerencia de Palco (Stage Management)
O stage manager é o chefe técnico do palco e é o responsável pela segurança. Em particular:
•Assegure-se de conhecer os procedimentos de emergência onde está localizado o equipamento (extintores, primeiros socorros, etc.)
•Fumar está proibido, isto inclui aos camarins.
•Assegure-se de que as saídas de emergência não estejam bloqueadas.
•Todo equipamento utilizado no backstage nunca deve ser abandonado sem atenção, isto particularmente aplica a ferros de passar, secadores de cabelo, etc.

PROCEDIMENTOS DE EMERGENCIA PARA A SALA
•A cabina de iluminação deve contar com um interno telefônico e acesso ao sistema de som da sala (Public Adressed, ou PA).
•Toda emergência deveria em principio ser coordenada através do iluminador ou do operador de luzes.
•Assegure-se que o pessoal de palco, de iluminação e das cabines (Front-Of-House) esteja em conhecimento do que está acontecendo.
•Devem estar preparados para colocar-se próximos das saídas de emergência e guiar o público às mesmas.
•Notifique a central de emergência da sala e bombeiros.
•Se é necessário evacuar a sala, mantenha o público calmo e fale com as pessoas utilizando o sistema de som da sala (PA), ou solicite a um ator que de instruções desde o palco..
•Não utilize palavras como “fogo” já que as mesmas tendem a causar pânico.

-References: Association of British Theatre Technicians (ABTT), Code of Practice for the Theatre Industry, Part 5 Chapter 1, Pyrotechnics and Smoke Effects, 1987
-Créditos: Originalmente escrito por Mike Ainsworth, 1993 Revisado y actualizado por Kris Nuttall, 1995 -Copyright: Backstage Technical Services, Inglaterra.
Traduzido por Pablo Enriquez em 9 de agosto de 2006, no Rio de Janeiro e revisado em 14 de agosto de 2006.



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