11.1.05

Grupo de discussão sobre iluminação

Eu entrei num grupo de discussão sobre iluminação teatral. Ainda não sei direito porque fiz isso, mas tudo sobre iluminação me atrai. Logo estava dando minhas opiniões, contando histórias e deparando-me com realidades diferentes, cada qual com a sua experiência de vida. A arte da iluminação está em constante mutação (evolução)

Eu não acho que se aprenda iluminação na escola, você pode aprender eletricidade, como funcionam os equipamentos, estudar manuais, programação e operação de luz, mas a arte da criação, conceitos estéticos é uma coisa muito particular e de cada um.
Você pode até estudar uma luz conceitual, como por exemplo, as cores que você usa num show de música eletrônica, são diferentes das que você usa num show de samba, mas tudo isso ainda é muito pessoal, vale mais o senso estético de cada um. Qual a sua definição do belo?
O que eu quero dizer é que você pode formar um bom técnico de luz, não um iluminador.
Eu conheço vários iluminadores que não são técnicos, não sabem nada de eletricidade e são grandes iluminadores, como muita estrada.
A coisa funciona mais ou menos assim, se todos gostassem da mesma cor, do mesmo desenho, se fosse tudo padronizado não teria a menor graça, todas as luzes ficariam iguais ou pelo menos parecidas, tudo com a mesma cara.
E é esse o diferencial que faz o iluminador.

Depois tem o conceito de iluminador, o que faz teatro, o que trabalha com música e o que faz dança, todos com mundos muito diferentes, até como usam os sindicatos, se é que eles existem. O iluminador de shows é do sindicato dos músicos, ganha a tabela de música. O de teatro é a tabela do sindicato dos atores e o de dança, dança entre os dois.

Tem a classe dos que trabalham como empregados nos teatros (opreradores eletricistas), que e tem o reconhecimento do sindicato, e que hoje em dia com a tecnologia só mudam a cena, como a mesa de luz é computadorizada não fazem mais nada, no máximo afinam um refletor que saiu do lugar e continuam se achando (cuidado com êles), fazem uma cagada no seu trabalho e ainda te culpam dizendo: - eu não tenho nada com isso, foi o iluminador quem mandou. Esses tem carteira assinada, direitos sindicais e respaldo do teatro, mesmo que você não os use, a produção na maioria das vezes paga por êles.

Eu comecei falando do grupo de estudos de iluminação o Gephic
Quero dizer que respeito muito todos os profissionais, principalmente os professores de luz, eu posso não concordar com alguns conceitos mas reconheço a honestidade e o compromisso com a arte, acho até que eles fazem o máximo que podem para difundir e organizar os conceitos básicos de luz. Reconheço também que o grupo me fez parar para pensar, coisa que na vida atribulada de hoje em dia é difícil, você vai resolvendo as coisas que aparassem no dia a dia e não pensa a coisa como um todo. Então obrigado ao Gephic, muita paz e muita luz para todos. Continuem!!!

Grupo para Estudos,
Pesquisa e História da Iluminação Cênica
Gephic: http://www.gephic.com.br/

Nenhum comentário: