19.4.06

Fragmentos da História


Ficha Técnica
Título: Iluminação Cênica - Fragmentos da História
Autores: Beato Ten Prenafeta, Jamil Dias e Milton B. Piedade
Editora: Edições ABrIC
Ano: 2005
Cidade: São Paulo/SP
Direitos autorais e de comercialização: ABrIC
Miolo: Papel offset 90 gr, 14 x 21 cm, 4 x 4 cores, 84 páginas, com imagens
Preço de capa: R$ 30,00
Distribuição: Associação Brasileira de Iluminação Cênica - ABrIC
Venda: através dos coordenadores de núcleo ou pelo e-mail editora@abric.org.br
Renda obtida: os autores doaram os direitos autorais e toda a renda obtida através da venda dos livros será revertida para a manutenção da ABrIC

Sumário
- Obstáculos e prazeres
- Os primórdios da Iluminação Artificial
- Os espetáculos teatrais realizados sob a luz natural
- A iluminação cênica na Europa
- Surge a eletricidade
- A iluminação Cênica no Brasil
- O que é a ABrIC?
- Bibliografia
- Os autores

Resumo
O primeiro título das Edições ABrIC inaugura um projeto ambicioso! Pretende criar um canal de expressão para todos aqueles que estudam e pesquisam a Iluminação Cênica. Resgatar e preservar nossa memória é uma das preocupações indispensáveis para uma categoria profissional que busca nas árduas tarefas do dia a dia, sua identidade profissional. O presente trabalho situa esta atividade profissional como decorrência de uma busca de aprimoramento da linguagem cênica. O Brasil, que é a preocupação principal do livro, recebe influência da cultura dominante de época (meados do século XX). Neste contexto aprende a fazer luz e conhece alguns equipamentos. Através de pesquisa que durou dois anos os autores construíram, sob uma perspectiva crítica, a trajetória da iluminação na Europa. Sem esse conhecimento não poderíamos entender alguns porquês que o livro pretende sejam claros. À moda brasileira recebemos essa influência, manuseamos equipamentos e criamos nossos mestres. E foram esses mestres, muito mais que os equipamentos, decisivos para nossa atividade ser da forma que a encontramos hoje. Precisamos conhece-los mais, ainda. Como precisamos conhecer melhor a influência do teatro de revista nesse contexto. As poucas experiências ousadas estão descritas, juntamente com Ziembinski, Renato Viana e outros marcos históricos. O livro trás a proposta de reflexão crítica sobre esses aspectos e questiona outros, sempre com a consciência da grandiosidade do tema e limitações de nossa despretensiosa pesquisa

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