20.6.04

DMX Funcionamento Básico

O Protocolo DMX consiste em uma corrente de dados que é enviada por um sistema balanceado de cabos, conectados entre um transmissor de dados (normalmente um console) e um receptor de dados (podem ser dimmers ou quaisquer outros equipamentos).

Uma simples porta DMX, enviando essa corrente de dados, pode passar informações para 512 canais (ou menos) diferentes.
Essa porta é conhecida como: Universo DMX.
Para consoles que enviam sinal para mais do que 512 canais, um segundo universo é necessário (e assim por diante).
Não existe condição para o número de universos.

O Console AVOLITE DIAMOND II, por exemplo, tem 6 universos DMX512, implicando em 6 portas DMX512 no seu painel traseiro, podendo alimentar 512 x 6 = 3072 dimmers.

Na verdade o único fator que restringe o aumento de mais universos DMX512 é a velocidade de processamento. Porém iremos apenas considerar o primeiro universo.
As operações básicas são as mesmas para todos os universos, exceto pelos números físicos dos canais na saída do console. Em sistemas multi-universo, devemos identificar qual a combinação do cabeamento para levar até os dispositivos que irão receber
o sinal (dimmers ou qualquer outro equipamento citado anteriormente). Por exemplo, um dimmer, que necessita estar conectado ao canal 2331 do console da AVOLINE, será conectado na saída do 5º universo, mas tem um endereço configurado de 283. Isso acontece porque, o canal 2331 é, na verdade, o canal 283 no 5º universo.

A corrente de dados é enviada como um pacote de dados, que se repetem continuamente Consiste em bits de inicialização que informa aos receptores que o pacote esta sendo atualizado e então envia a corrente de dados seriais correspondendo ao valor de cada
canal, começando com o canal um e terminando no canal 512, ou em qualquer outro abaixo (dependendo do tamanho e do design do console). Cada canal é separado de outro por bits especificados de Inicio e Parada.

Todo o sistema funciona como um sistema de entrega de cartas. Cada carteiro (universo) tem 512 casas (canais). Cada casa (canal) tem um único endereço. Algumas casas são apartamentos arranha-céus (muitos canais em uma mesma unidade, como
alguns equipamentos de iluminação de posicionamento de luz – scanners). O carteiro vai de casa em casa e entrega sua carta (o dado propriamente dito) em caixas separadas.
Cada ocupante abre sua caixa e lê sua carta. Similarmente, cada unidade é dita como um endereço, portanto pega o seu dado, e ignora todos os outros.
Em casos de scanners, é recebido o dado em um determinado endereço inicial, e continua recebendo até outro endereço final. Diferentemente de um recepcionista de um prédio, que recebe as cartas de todos e depois distribui.

Texto do site DMX512 (1998-2000)
http://www.dmx512.com.br

Nenhum comentário: